OUTUBRO: MÊS DAS MISSÕES
Estamos no mês de outubro, dedicado as missões populares, tempo de refletir e agir. Pelo batismo todos nós recebemos uma missão na missão do próprio Cristo que a transmitiu a Igreja: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28,19-20). O que nos anima na missão é que não estamos sozinhos, mas o próprio Cristo esta conosco nos animando na fé e na caminhada.
Mas o que é missão? Dom Helder Câmara tem uma definição muito boa sobre missão: "Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu. É parar de dar a volta ao redor de nós mesmos, como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo ao qual pertencemos. A humanidade é maior: missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-nos aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo".
Missão também é evangelizar com renovado ardor missionário testemunhando Jesus Cristo à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres para formar o povo de Deus. E participar de uma sociedade justa e solidária e participar nas diferentes culturas, a caminho do reino definitivo.
Essa missão não se resume só no mês de outubro, ela é um tempo intenso de reflexão e aprofundamento. Como batizados vamos assumir nossa missão de levar a boa notícia do Reino de Deus a tantas realidades que hoje precisam conhecer Jesus, sentir sua presença fazendo um encontro pessoal com ele, um encontro que transforme o seu coração e sua vida.
Pe. Enildo Genésio de Souza
Pároco